

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
💡#1 – Como resumir textos completos na internet
Domine o poder de síntese das IAs evitando armadilhas e otimizando seu tempo com estas dicas.
🕑 Tempo de leitura: 6 min
Uma das grandes virtudes da Inteligência Artificial baseada em GPT é a sua capacidade de sintetizar textos inteiros. Você manda um texto para ele no prompt e ele resume com maestria.
No entanto, isso só funciona para textos colados lá — pelo menos por enquanto — e um dos grandes erros é acreditar que colando um link ele vai criar um resumo, até porque a ferramenta consegue criar algo baseado no título e na meta descrição da página.
Olhá só o exemplo que eu fiz no ChatGPT com uma notícia publicada em inglês:
Resuma o texto em português: https://gizmodo.com/chatgpt-ai-gmail-spam-personalized-inbox-flood-1850363854
Ele vai me devolver algo como:
O texto fala sobre uma experiência realizada com o ChatGPT, uma Inteligência Artificial, que foi programada para enviar e-mails de spam personalizados a uma conta do Gmail. Os e-mails foram criados com base em temas variados e incluíam anexos e links maliciosos. O experimento resultou em uma inundação de mensagens na caixa de entrada, além de levantar questões éticas sobre o uso dessa tecnologia.
No começo, principalmente se não souber ler em outra língua, você pode achar que a IA resumiu o conteúdo do link. Ele não fala que não acessa a internet, né? Mas ao ler a matéria real, você enxerga que ela pisou na bola.
Na real, GPT-3.5 e GPT-4 não conseguem acessar a internet. Por enquanto, as respostas deles vêm de um banco de dados com infos até setembro de 2021. 😅
Como resumir textos da internet, então?
A resposta parece óbvia, mas muitas pessoas não se dão conta que é necessário copiar e colar o texto inteiro da notícia no prompt. Essa é a melhor alternativa, contudo é importante saber que o limite por consulta em um prompt é de 2.048 caracteres no GPT-3.5.
O próprio ChatGPT alerta que aceitará prompts superiores em tamanho, mas que as respostas poderão não ser tão eficientes:
Como uma IA, eu não tenho controle sobre quais consultas ou entradas são fornecidas a mim. No entanto, é verdade que meu limite padrão de comprimento de prompt é de 2048 caracteres. Se o prompt fornecido tiver mais do que isso, eu só considerarei os primeiros 2048 caracteres e ignorarei o restante. No caso de uma notícia com mais de 2048 caracteres ter sido inserida, eu posso tentar resumir ou apresentar as informações principais com base em meu entendimento do texto, mas pode haver informações relevantes que não foram incluídas.
Desta forma, se a notícia for muito grande, você vai ter que separar ela em partes antes de exigir o resumo, tá bom?
No GPT-4, o limite é de até 64 mil caracteres, o que vai facilitar a vida — porém apenas pagando neste momento.
Partiu colocar a mão na massa 🙌
Para saber quantos caracteres o texto que você quer resumir tem, você pode usar o serviço Contador de Caracteres e colar a notícia lá.
Em nosso exemplo, a notícia tem 6.190 caracteres, o que torna necessário dividi-la em três partes antes de pedir por um resumo para ganhar eficiência. Mas não é obrigado, tá bom?
Para fazer isso, você pode usar o próprio ChatGPT:
Você consegue separar este texto em três partes iguais ?
[COLAR O TEXTO]
Se por algum motivo ele travar durante o resumo, basta enviar o seguinte comando:
Continue
Assim que ele completar a divisão, é o momento de você mandar a instrução para fazer o resumo da notícia:
Agora, com base nas três partes que você dividiu, crie um resumo desta notícia
Confira o resumo muito bom dele:
A batalha entre bloqueadores de spam e remetentes de spam está prestes a se intensificar com o surgimento da inteligência artificial (IA) generativa. Avanços na IA, como o ChatGPT, podem fornecer aos spammers novas ferramentas para contornar filtros e tornar suas mensagens mais persuasivas, direcionando indivíduos com base em informações encontradas nas redes sociais. Esses modelos de IA podem aprender preferências, crenças e peculiaridades de personalidade individuais, o que pode levar a um spam mais inteligente que explora as vulnerabilidades dos usuários. No entanto, os filtros de spam também podem se beneficiar dos avanços da IA, permitindo que identifiquem e bloqueiem melhor o spam indesejado, ao mesmo tempo em que permitem a passagem de conteúdo desejado. Embora novas tecnologias possam trazer benefícios e riscos, seu impacto depende de quem cria e controla as ferramentas e como elas são usadas.
E você pode fazer perguntas para questionar se ele de fato leu o texto:
O que é dito sobre Elon Musk neste texto?
A resposta agora foi certeira:
No texto, são mencionadas as preocupações crescentes sobre a inteligência artificial, evidenciadas por Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Twitter, juntamente com o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, e outros líderes do setor de tecnologia. Eles pedem uma pausa no desenvolvimento da IA. Essa menção destaca a cautela que algumas figuras proeminentes do mundo da tecnologia têm em relação aos avanços na IA e ao seu potencial impacto na sociedade.
Se você testar só no chat que pedia o resumo com o link, verá que ele não consegue fazer isso:
O texto não menciona Elon Musk. O artigo se concentra em um experimento realizado com a Inteligência Artificial ChatGPT, que foi programada para enviar e-mails de spam personalizados a uma conta do Gmail. Não há menção ao empresário Elon Musk neste texto.
Portanto, ao menos até agora, jamais peça resumo ou ações com links de textos porque a ferramenta não vai ler, combinado? E sobre quebrar o texto em partes, depende de qual versão você estará utilizando. A tendência é que ele consiga, com o tempo, aguentar textos maiores.
Agora é a sua vez
Espero que esta dica de uso tenha dado bons insights para você aplicar na sua rotina em ferarmentas semelhantes. Sinta-se à vontade para compartilhar os erros e acertos comigo. Até a próxima!