

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
⭐️#1 – Resumo semanal (12/05/23): Google entra na briga para dominar a IA
Fique por dentro das novidades e tendências que agitaram o universo da Inteligência Artificial nesta semana.
🕑 Tempo de leitura: 8 min
A semana foi insana no universo da IA e por isso resolvi testar uma nova editoria semanal com um resumo das principais notícias para você se manter atualizado.
No final, vota e me conta se você quer ver esse conteúdo toda semana por aqui!
🤖📰 Principais notícias da semana
1. Google investe pesado na IA
No recente evento I/O 2023, o Google revelou uma série de inovações centradas na Inteligência Artificial. A gigante da tecnologia deixou claro que está evoluindo para ser uma empresa "AI-first". Eles mencionaram a palavra "IA" 143 vezes na apresentação do evento, e suas ações aumentaram em US$ 56 bilhões.
Confira tudo o que eles anunciaram no dia 8 de maio:
Novos recursos de busca: o buscador vai receber recursos de IA aprimorados para ajudar os usuários a entender melhor o conteúdo e o contexto de imagens nos resultados de pesquisa. Isso inclui recursos como "Sobre esta imagem" para fornecer mais informações sobre uma imagem específica e marcações para identificar se uma imagem foi gerada por IA. Mal podemos esperar para ver as atualizações do Google Search!
Google Maps: Foi revelado o recurso "Immersive View for Routes" no Google Maps, que fornece informações abrangentes sobre trajetos, como simulações de tráfego, ciclovias, estacionamentos e muito mais.
Magic Editor e Magic Compose: o Magic Editor agora é impulsionado por inteligência artificial e permite edições complexas em partes específicas de uma foto no celular, preenchendo lacunas ou reposicionando elementos para melhorar a composição. O Magic Compose é uma nova funcionalidade que permite reescrever mensagens e conversas em estilos diferentes, oferecendo opções desde tornar uma mensagem mais positiva ou profissional até transformá-la em algo escrito por Shakespeare. Eles estarão disponíveis na nova versão do Android.
PaLM 2: é o mais novo modelo de linguagem da Google, que impulsiona o chatbot Bard, concorrente do ChatGPT. Além disso, o PaLM 2 oferece melhor suporte para escrita e depuração de código, tornando-se a base para diversas novas funcionalidades de IA anunciadas pela empresa.
Bard: o Bard, que anteriormente tinha lista de espera, agora está disponível em mais de 180 países e territórios, incluindo suporte para japonês e coreano. Além disso, o Bard agora tem a capacidade de exibir imagens em suas respostas e também oferece recursos de geração e modificação de imagens em parceria com a Adobe.
Google Workspace: ele recebeu aprimoramentos inteligentes, como geração automática de tabelas no Sheets e criação de imagens no Slides e Meet. Essas adições visam facilitar a criação de conteúdo e melhorar a produtividade dos usuários nos softwares online do Google que você usa todo dia.
MusicLM: uma ferramenta experimental de IA que transforma texto em música. Os usuários podem simplesmente digitar o estilo musical desejado e o MusicLM criará várias versões da música nesse estilo.
Novas ferramentas para desenvolvedores: o Google apresentou várias ferramentas e recursos para desenvolvedores, como o Sidekick, que fornece sugestões contextuais enquanto escrevem no Google Docs, e o Codey, uma ferramenta de geração e conclusão de código. Além disso, houve atualizações para o Firebase, Android Studio e ML Hub, proporcionando aos desenvolvedores mais recursos e orientações para criar e implantar aplicativos.
2. Vem aí o ChatGPT 3D?
A OpenAI acaba de lançar um novo modelo chamado Shap-E, que permite criar objetos 3D de maneira mais rápida e com melhor qualidade do que o seu antecessor, o Point-E.
Embora, por enquanto, o modelo esteja limitado a objetos simples, a velocidade de desenvolvimento da inteligência artificial sugere que, em breve, poderemos usar impressoras 3D para criar objetos gerados por IA.
3. Meta lança IA para anúncios
A empresa Meta, antes conhecida como Facebook, está mudando o foco do metaverso para IA. Uma das novidades apresentadas durante a semana foi a ferramenta Generative AI for Ads, que permite criar anúncios personalizados em grande escala usando inteligência artificial para gerar texto, imagens e vídeos.
Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a indústria da publicidade, possibilitando anúncios personalizados em uma escala nunca vista antes. Isso significa que as empresas poderão direcionar seus anúncios de forma mais eficiente, resultando em campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas.
Além disso, a Meta apresentou o ImageBind, um novo modelo de pesquisa em IA que combina texto, áudio, visual, movimento, dados térmicos e de profundidade. Essa integração de diferentes tipos de dados abre novas possibilidades, como busca multimodal, aritmética no espaço de incorporação e a conversão de áudio em imagens.
Embora o ImageBind seja atualmente um experimento de código aberto, ele promete ter aplicações importantes no futuro, especialmente em busca multimídia, realidade virtual e robótica.
4. Criar animações inteiras por IA será realidade
A Stability AI lançou recentemente uma ferramenta chamada Text-to-Animation, que utiliza modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para transformar descrições de texto em animações. Com essa nova tecnologia, os usuários podem descrever uma cena e a ferramenta de IA irá animá-la, eliminando a necessidade de conhecimentos em programação ou design gráfico.
Essa inovação tem o potencial de revolucionar a indústria de animação, tornando mais fácil a criação de conteúdo animado. No entanto, também levanta questões sobre propriedade intelectual e originalidade na era da IA. Será interessante ver como a indústria irá se adaptar a essa nova tecnologia.
5. A Microsoft quer dominar o mercado de IA
A Microsoft e a AMD estão desafiando a liderança da NVIDIA no mercado de processadores de IA. Por meio do projeto "Athena", as empresas estão trabalhando juntas no desenvolvimento de seus próprios chips de IA, com a Microsoft fornecendo suporte de engenharia à AMD.
Esse movimento demonstra a determinação da Microsoft em ser um grande competidor na área de IA e dominar o mercado.
🤖🧠 Ferramentinhas para você testar
AIPRM: extensão do Chrome para você utilizar melhores prompts do mundo para a sua indústria específica - seja marketing, arte, vendas, negócios ou outros.
Rytr: ela gera conteúdo de alta qualidade para você em segundos. Ótima para títulos, emails, landing pages e threads de Twitter.
Text Blaze: aumente sua velocidade de digitação em 10 vezes e elimine erros de escrita com a ajuda da IA.
Talk to ChatGPT: converse com o ChatGPT por meio do seu microfone e receba respostas de voz em retorno.
Fireflies: automatiza suas notas de reunião, registrando a chamada, analisando a conversa e transcrevendo em um resumo detalhado, enquanto se integra perfeitamente com Zoom, Google Meet e outras plataformas.
Voilà: utilize o ChatGPT em qualquer website para aprimorar sua escrita, obter respostas para perguntas e redigir conteúdo e emails de alta qualidade.
Wiseone: enriquece sua experiência de leitura online ao trazer mais contexto, utilizando inteligência artificial para fornecer informações relevantes e confiáveis na página da web que você está lendo.
Alicent: a extensão definitiva do ChatGPT que permite responder emails, obter mais informações sobre um tópico e receber feedback, além de centenas de outros casos de uso.
Isso é tudo por hoje, pessoal!
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato comigo respondendo a este email ou enviando uma mensagem. Não esqueça de votar abaixo: