

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
💬#10 – Como criar diagnóstico de concorrentes e guias de marcas com IA
Após ganhar conexão com a Internet, a tecnologia GPT pode turbinar suas apresentações e produções de brandguides.
🕑 Tempo de leitura: 3 min
Uma das grandes novidades recentes do ChatGPT Plus, a versão paga do nosso queridinho ChatGPT, foi a adição do módulo de navegação online, no qual você pode fazer coisas até antes impensáveis.
A minha dica de prompt de hoje vai ser para realizar diagnóstico de tom de voz e de marca, possibilitando criar diretrizes que orientem qualquer pessoa que for produzir um conteúdo sobre o seu negócio.
Como construir guias de linguagem para marcas com dados reais
Você vai precisar do ChatGPT Plus. Após ativar a navegação web em Configurações, acesse a aba GPT-4 com Web Browsing.
Então, mande o seguinte:
Extrair o tom e a voz da marca do site [site do seu negócio] e criar um documento de diretrizes de marca para garantir que o conteúdo futuro siga essas diretrizes. Utilize markdown para organizar a seguinte estrutura:
Overview geral da marca
Tom de voz da marca
Mensagem-chave da marca
Diretrizes de linguagem
Diretrizes de estilo
Eu usei como exemplo o site da Samsung Brasil. Ele acessou algumas páginas do site para ler o conteúdo e também fez umas pesquisas online sobre a filosofia da marca:
Eis a resposta:
Como fazer um breve diagnóstico de concorrentes
É claro que você pode usar essa técnica para realizar umas sondagens nos sites dos seus concorrentes. Isso certamente agiliza o trabalho de mapeamento e posicionamento de marca:
Eu tenho um concorrente (site: [site do concorrente]) e queria fazer um diagnóstico de marca, com tom de voz, linguagem, posicionamento e mensagens-chave. Forneça esta análise com markdown:
Eu usei como exemplo o site da Sadia. Ele acessou algumas páginas e teve insucesso em outras:
Assim, obtivemos a resposta:
Contudo, um ponto importante deste exemplo é que ele navegou apenas por algumas páginas do site e nitidamente ele passou pela Sadia Orgânicos — já que ele fez até citações ali de onde tirou informação —, que é uma linha diferenciada, mas seria um equívoco generalizar ela como base para a marca desta magnitude.
Desta forma, minha recomendação é sempre você usar páginas bem específicas e menos amplas que a Home do site, por exemplo, senão o resultado pode vir míope ou com inconsistências consideráveis.
De toda forma, é uma automatização muito válida e útil na vida de analistas e gerentes de marketing, sobretudo em etapas de planejamento. Esse é apenas uma amostra do poder que a tecnologia GPT tem ao acessar a internet. O que você achou? Comenta aí!