

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
⭐️#2 – Resumo semanal (19/05/23): OpenAI responde Google com novidades no ChatGPT
Atualize-se com as principais notícias que abalaram o universo da Inteligência Artificial nesta semana.
🕑 Tempo de leitura: 7 min
Esta sexta-fire realmente está coroando uma excelente semana. E bota excelente nisso. Após o Google entrar de vez pela supremacia da Inteligência Artificial, a OpenAI respondeu com uma enxurrada de pequenos anúncios.
Mas a Meta, a Apple e a Amazon também estão de olho em tudo isso e se preparando para a guerra. Confira:
🤖📰 Principais notícias da semana
1. ChatGPT ganha novas funcionalidades como acesso a internet, plugins e um novo botão
A OpenAI, criadora do ChatGPT, liberou uma versão Beta esta semana que possibilita você conectar a ferramenta com a internet para trazer resultados. Eu fiz um teste e publiquei um vídeo sobre:

Enable 3rd party cookies or use another browser
Além disso, ela liberou uma atualização significativa para todos os usuários do ChatGPT Plus, a versão paga, permitindo o acesso a 70 plugins.
Eles abrangem uma ampla variedade de recursos, desde conversões de texto para áudio até dados em tempo real sobre ações e criptomoedas:

Enable 3rd party cookies or use another browser
Para acessar essas atualizações, abra o ChatGPT, clique no seu nome de usuário no canto inferior esquerdo, selecione “Configurações” e depois “Recursos Beta”. Nesse menu, ative os recursos que você deseja usar.
E se você pensa que acabou, a resposta ao Bard da Google semana passada está sendo veloz: liberaram um recurso que já era esperado há algum tempo: um botão inovador chamado "Continuar gerando", ao lado do tradicional botão "Regenerar resposta". Essa função elimina a necessidade de digitar "continuar" para respostas e entradas mais longas.
As gerações futuras nunca entenderão as dificuldades iniciais que nós, veteranos, enfrentamos. Um dia poderemos contar aos nossos filhos que antigamente tínhamos que digitar prompts. Provavelmente, eles não acreditarão em nós.
2. OpenAI lança aplicativo gratuito do ChatGPT para iOS
A OpenAI está em alta com os anúncios consecutivos do ChatGPT. Esta semana eles lançaram o app oficial para o iOS e prometeram que para Android vem em breve!
Mas isso não é tudo. O aplicativo ChatGPT, de uso gratuito, vem repleto de recursos extras que superam a versão do navegador: para começar, ele incorpora o Whisper, o modelo de conversão de fala para texto da OpenAI. Diga adeus à dificuldade de digitar!
Além disso, eles adicionaram uma barra de pesquisa de histórico bem prática para que você possa localizar e revisar rapidamente todas as suas conversas antigas. O app está disponível só na loja americana, mas deve chegar pora aqui em breve.
3. Apple proíbe funcionários de usar o ChatGPT
Enquanto muitas empresas estão aproveitando ao máximo a inteligência artificial, a Apple adotou uma postura diferente. De acordo com o WSJ, ela recentemente proibiu certos funcionários de utilizarem ferramentas, incluindo o ChatGPT, devido a preocupações com possíveis vazamentos de dados confidenciais.
Embora essa decisão seja compreensível, ela também parece um tanto peculiar. A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, introduziu recentemente um recurso que permite aos usuários desativar o histórico de conversas, evitando que o modelo de IA seja treinado com esses dados.
4. Meta revelou seu chip com Inteligência Artificial
A Meta, antigo Facebook Inc, acaba de revelar seus planos de criar seu chip personalizado, o Meta Training and Inference Accelerator (MTIA), projetado especificamente para executar modelos de IA.
Prometendo maior poder de computação e eficiência em comparação com as CPUs convencionais, o MTIA pode ser um avanço enorme para a empresa , especialmente considerando a crescente demanda por poder de processamento de IA.
Além dessa revelação surpreendente, a Meta também anunciou sua visão de projetar um centro de dados de próxima geração otimizado para IA e continuou a empolgar com seu Research SuperCluster, alegando que é um dos supercomputadores de IA mais rápidos do mundo.
Enquanto Microsoft e Google lutam pela supremacia em IA, a Meta tem silenciosamente montado um impressionante arsenal de infraestrutura. Fique ligado, a guerra de hardware de IA está apenas começando.
5. Revelada a Busca com Inteligência Artificial da Amazon
Conforme sugerido por um recente anúncio de emprego, a Amazon parece ser a mais nova gigante da tecnologia a mergulhar na revolução da IA. A empresa deu indícios de que pretende revolucionar a busca na Amazon com uma nova "experiência interativa de conversação".
Uma citação convincente do anúncio de emprego compara essa oportunidade à revolução digital dos anos 90:
"Se você perdeu os anos 90 (WWW, Mosaic e a fundação da Amazon e do Google), não vai querer perder essa oportunidade."
Isso indica que a Amazon vê essas mudanças como potencialmente inovadoras.
Embora a data exata de lançamento ainda seja desconhecida, considerando os avanços rápidos em IA recentemente demonstrados pelo Google, a Amazon provavelmente está se apressando para entrar na frenesi da IA o mais rápido possível.
6. Projeto Secreto da Amazon: Robô de IA codinome “Burnham”
Um documento interno vazado pelo Insider relata que a Amazon está trabalhando em um projeto secreto de IA chamado “Burnham”, com o objetivo de aprimorar a inteligência do robô Astro com IA.
A nova tecnologia promete adicionar uma “interface conversacional” e um entendimento mais profundo dos contextos domésticos, permitindo que o Astro se lembre e responda com precisão a situações.
Isso pode incluir alertar os moradores sobre um fogão deixado ligado, chamar o serviço de emergência em situações de urgência ou encontrar chaves perdidas. Embora os avanços em IA sejam empolgantes, a ideia de um robô altamente inteligente em nossas casas pode suscitar reflexões.
🤖🧠 Ferramentinhas para você testar
AdAgency: ferramenta “faça você mesmo” para criar campanhas publicitárias impactantes.
Blend Studio: crie fotos e designs profissionais de produtos em dois cliques.
Dora: design de sites 3D animados sem a necessidade de programação.
Exemplary: transforme vídeos e áudios em conteúdos envolventes.
Feathery: o primeiro construtor de formulários AI do mundo. Gere formulários digitais para qualquer caso de uso em segundos.
Humata: faça perguntas à IA sobre seus arquivos.
Learnt: crie cursos, lições, redija avaliações e muito mais.
PDF AI: converse com qualquer documento.
Personified: crie um ChatGPT com os dados da sua organização.
PlaylistAI: um novo plugin do ChatGPT para criar playlists no Spotify.
Você acessa ele pela Plugin Store do ChatGPT!Recap: extensão de navegador de código aberto para resumir facilmente qualquer parte de qualquer página da web com o ChatGPT.
tl;dv: transcreva, resuma e marque momentos-chave em suas reuniões em mais de 20 idiomas.
Ubos: transforme suas ideias em aplicativos de IA em pucos minutos.
YT Summary: resuma vídeos do YouTube em um piscar de olhos.
Só coisa boa essa semana! Façam sugestões nos comentários e não esqueçam de votar: