

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
⭐️#3 – Resumo semanal (26/05/23): Microsoft, Google e Adobe apresentam novidades imperdíveis
A edição de hoje está demais: não deixe de conferir as ferramentas e dar o seu feedback lá no final!
🕑 Tempo de leitura: 10 min
Toda semana eu falo que foi sensacional no campo de IA neste resumo e a cada post deste que eu trago os pontos mais importantes parece que passaram muitos meses (e não uma semana), tamanha a quantidade de novidades relevantes.
Ah, lembra que eu comentei semana passada que o ChatGPT tinha lançado um app para iOS, só que apenas nos EUA? Bem, ele já está disponível no Brasil: é só você vir aqui baixar que está sensacional.
Olha, rolou tanta coisa legal nos últimos dias que não tem nem como descrever, você vai ter que ver para crer:
🤖📰 Principais notícias da semana
1. Microsoft apresenta uma tonelada de novidades de IA
Depois do evento Build 2023 da Microsoft, é seguro dizer que a empresa continua liderando a corrida de IA entre o Google e as demais Big Techs
Aqui vai um resumão dos anúncios:
Copilot (a IA do Windows 11): provavelmente a coisa mais importante de IA deste ano. Todas as máquinas Windows vão contar com um novo agente de IA na barra de tarefas.
Plugins do Bing no Windows: plugins estão chegando ao sistema operacional, e desenvolvedores podem criar plugins que funcionam no ChatGPT, Bing e os Copilot do Dynamics 365 e do Microsoft 365.
Navegação no Bing: o navegador será o mecanismo de busca padrão no ChatGPT, permitindo navegação para todos os usuários gratuitos do ChatGPT, incluindo a versão mais nova, a GPT-4.
Terminal do Windows: integração do Copilot do GitHub no terminal do Windows é realidade.
AI Hub: uma nova seção na Microsoft Store para as melhores experiências de IA criadas pela comunidade de desenvolvedores e pela Microsoft, com muitos aplicativos.
Dev Home: um painel voltado para desenvolvedores aumentarem a produtividade dos desenvolvedores do Windows.
O acesso universal aos modelos de linguagem de IA está rapidamente passando de um sonho para uma realidade. Com essas inovações, a Microsoft solidifica sua posição como a grande força do cenário de IA.
2. O Adobe Photoshop ganhou superpoderes com Inteligência Artificial
O Adobe Photoshop acabou de receber um upgrade pesado em sua versão Beta com o recurso de preencheimento automático generativo (Generative Fill), uma ferramenta que dá aos usuários do Photoshop a chance de usar a potência do Firefly direto do seu computador.
O Generative Fill usa linguagem simples e natural pra guiar o Photoshop a criar imagens visualmente incríveis. Seja pra adicionar elementos, substituir partes de uma imagem ou expandir as bordas de uma imagem, as possibilidades são quase infinitas.
A Adobe está democratizando o design de nível profissional, tornando-o mais simples e acessível. Mas não precisa acreditar só na minha palavra, veja as demonstrações aqui.
Além disso, eles adicionaram vários filtros de presets automáticos, como vemos na maioria dos aplicativos que criam materiais para redes sociais:
Ah, e mais uma coisinha, agora ele tem uma ferramenta de remoção de fundo e de “coisas” tão boa quanto aqueles sites online:
3. O Adobe Firefly está disponível para todos
O gerador de imagens com IA super popular, Adobe Firefly, agora está disponível para todo mundo experimentar: tudo que você precisa é de um ID Adobe.
O Adobe Firefly é uma das principais ferramentas do futuro para gerar imagens. A qualidade da conversão de texto para imagem deles ainda pode ser um pouquinho inferior à do Midjourney, mas compensa com uma interface incrível e facilidade de uso.
Não só isso, mas o Firefly tem uma série de recursos inovadores de edição de imagem a caminho, incluindo preenchimento generativo, conversões de 3D para imagem e extensões de imagem.
Será o fim dos designers como conhecemos? Não, nada disso! Mas com essas ferramentas, muitos iniciantes serão capazes de desbloquear o design em um nível avançado.
4. Opera apresenta “Aria”, a sua IA dentro do navegador Opera One
A Opera acabou de soltar no mundo sua mais nova versão de navegação: um rolinho de IA no navegador batizado de "Aria." Movido à tecnologia GPT da OpenAI, assim como foi feito no Bing, esse novo parceiro de navegação ajuda a galera a caçar informações online, escrever texto e também codar.
O mais legal é que ela ajuda a fazer coisas dentro do próprio navegador, pois tem acesso aos arquivos internos. Você já pode testá-la baixando aqui!
5. Tako, do TikTok, dá as caras
O TikTok está entrando na onda dos chatbots de IA e está testando seu próprio chapa, chamado “Tako”.
O Tako aparece ali, firme e forte, do lado direito da tela do TikTok, pra galera poder tirar dúvidas ou pedir umas dicas bacanas. (Saca só, que ideia massa, né?)
O bot tá sendo experimentado em vários cantos do mundo, mas ainda estamos na espera.
A ideia da empresa com essa novidade é dar um up na busca e na navegação, deixando a galera fazer perguntas pro chatbot e ser levada direto pros vídeos que têm tudo a ver com o que tão buscando.
6. O Google colou a IA generativa em Ads com fotos de produtos
O Google está introduzindo IA conversacional no Google Ads e apresentou a novidade durante o evento Google Marketing Live 2023.
Apenas alimente a plataforma com sua página de destino e assista, embasbacado, enquanto ela cria palavras-chave, títulos, descrições, imagens e mais para sua campanha.
O futuro dos Anúncios de Pesquisa vai parecer bem diferente com o Google turbinando a criação automática de ativos com IA, aprimorando a relevância do anúncio em perfeita sincronia com as consultas de pesquisa.
Enquanto isso, o Google também está aproveitando a IA generativa no Performance Max (PMax) para facilitar a escala de campanhas. A IA cria ativos únicos baseados em sua marca, adicionando ainda mais ao kit de ferramentas dos profissionais de marketing.
7. Lucros da NVIDIA disparam graças à IA
A fabricante de processadores gráficos — e grande incentivadora da corrida do ouro das GPUs para mineração de Bitcoin — soltou uma previsão de receita (que deixou as expectativas de Wall Street de cabelos em pé), devido ao aumento da demanda por chips usados para treinar sistemas avançados de IA, como o ChatGPT.
A empresa espera que as vendas atinjam 11 bilhões de dólares nos próximos três meses, mais de 50% acima das projeções dos analistas. O anúncio levou a um pico considerável no preço das ações da NVIDIA, com as ações subindo 27% e o valor de mercado da empresa batendo o recorde de 960 bilhões de dólares.
Com isso, a empresa deve entrar para o clube das empresas que valem mais de 1 trilhão de dólares, como Apple, Facebook, Google e Tesla, por exemplo.
8. Neuralink, de Elon Musk, ganha luz verde da “ANVISA” americana
A Neuralink, empresa do Elon Musk que mexe com implantes cerebrais, acabou de conseguir a permissão da FDA, a “ANVISA americana”, pra começar a primeira pesquisa com humanos de verdade.
Desde 2019, o Musk e seus amigos cientistas estão correndo atrás deste “Sim” da FDA, e levaram um montão de não por... Razões óbvias.
O plano da Neuralink é dar uma força pra quem tem problema de visão, tratar um monte de doenças do cérebro, como a depressão, e até ajudar pessoas que não podem andar a voltar a dar passos.
A Neuralink disse que ainda não tá na hora de um teste clínico, mas com a fé que o Musk tem no projeto, pode apostar que logo a gente vai ver algum movimento nesse jogo de xadrez tecnológico.
🤖🧠 Ferramentinhas para você testar
60sec.site: gera belas Landing Pages (páginas de destino) para você em menos de 60 segundos.
Ajelix: ferramentas de IA para Excel & Google Sheets.
Backengine: APIs impulsionadas por IA sem código em segundos.
Bard Anywhere: atalho de extensão do Chrome para busca rápida do Bard em qualquer site. Basta clicar com o botão direito para pesquisar em qualquer lugar. Como o Bard ainda não funciona no Brasil, você tem que testar com VPN no Opera, por exemplo.
Business Name Generator: gere instantaneamente ideias únicas e rimadas de nomes de produtos por IA.
ChatUML: seu assistente de IA para fazer diagramas.
DecorAI: gera quartos dos sonhos usando IA para todos.
DiagramGPT: pegue código ou linguagem natural e crie um diagrama.
GPT Workspace: use o ChatGPT no Google Workspace.
Graphy: gráficos interativos e elegantes que fazem o seu trabalho se destacar.
HelpHub: ChatGPT personalizado + pesquisa para qualquer site.
KAI: adicione o ChatGPT ao teclado do seu iPhone.
Latent Labs: converta texto em objetos 3D dentro do Discord.
Learnt: construa cursos, lições, escreva avaliações e mais.
LogicLoop: gere SQL com IA para equipes de negócios e dados.
MobileDiffusion: execute Stable Diffusion no seu celular.
Pathfinder: plano personalizado e estratégia para seus objetivos, por IA.
Pixelied: gere imagens, logos, ícones e mais.
Shortform: resuma qualquer página da web ou vídeo
Tyles: um aplicativo de notas movido a IA que classifica magicamente o seu conhecimento.
Zbrain: construa aplicativos ChatGPT com dados privados em minutos.
Zoo: um playground gratuito e de código aberto para modelos de imagens de IA.
Por esta semana é isso, pessoal! Eu já estou ansioso pela próxima e espero vocês todos os dias aqui, hein!?