

Discover more from Inteligência Artificial - A Newsletter 💌🤖
⭐️ #9 – Resumo Semanal (10/07/23): ChatGPT ganha superpoderes com dados e a IA decifra línguas antigas
Nesta edição, inovações deslumbrantes da IA empoderada com dados à descoberta dos segredos perdidos da história. Confira!
🕑 Tempo de leitura: 14 min
Estamos de volta com mais uma edição da nossa newsletter semanal, repleta de novidades fresquinhas do mundo da inteligência artificial. Nesta semana, temos de tudo: desde o ChatGPT lançando um grande recurso até a NVIDIA usando IA para combater as mudanças climáticas.
Então, aperte os cintos e prepare-se para continuar atualizado:
🤖📰 Principais notícias da semana
1. Interpretador de código chega ao ChatGPT e isso muda tudo
O ChatGPT Plus está trazendo um novo recurso Beta para seus usuários: um interpretador de código! Agora você pode subir arquivos e pedir ao ChatGPT para rodar código, analisar dados, editar arquivos, converter formatos e resolver problemas matemáticos. Ele até gera QR Codes:
E isso é só o começo! Lembre-se de habilitar o recurso em suas configurações de perfil, lá na área de recursos Beta. E a nossa dica quente? Use-o para criar visuais como gráficos e plots. É uma verdadeira revolução para quem trabalha com muitos dados.
Só não se esqueça de desativar o histórico de chat e o treinamento do modelo se não quiser alimentar o ChatGPT com todas as suas informações preciosas.
2. ChatGPT: crescimento da base de usuários desacalera e navegação web é desativada temporariamente
Parecia que o crescimento do ChatGPT nunca iria parar, mas finalmente chegamos a esse ponto. O tráfego caiu cerca de 10% de maio a junho de 2023. A liberação de plugins e navegação na web não resultou em um crescimento explosivo.
Além disso, a OpenAI desativou temporariamente o recurso de navegação na web em Beta para os assinantes do ChatGPT Plus. A razão? A capacidade recentemente descoberta de burlar paywalls em sites. Alguns veem essa ação da OpenAI como uma medida de autoproteção devido a possíveis violações das regras de propriedade de conteúdo.
Enquanto isso, existem alternativas como Perplexity Copilot, Microsoft Bing e Google Bard que ainda permitem resumir conteúdos de páginas pagas. Embora seja uma pena que a navegação na web esteja desativada (era ótimo para pesquisa), o recurso estava em Beta e a OpenAI disse que é temporário. De qualquer forma, é bom ver uma comunicação rápida.
3. OpenAI apresenta a nova estrela do show: o Superalinhamento
A OpenAI está dedicando 20% de seu poder computacional para resolver o problema de alinhamento da superinteligência nos próximos 4 anos. Eles estão montando uma nova equipe de Superalinhamento, co-liderada por Ilya Sutskever e Jan Leike (alguns dos pesquisadores de IA mais inteligentes do mundo).
A superinteligência pode ajudar a resolver problemas globais, mas também traz riscos, incluindo o desempoderamento e a extinção humanos. A meta da equipe é construir um pesquisador de alinhamento automatizado de nível humano que possa ser usado para ampliar os esforços e alinhar a superinteligência.
Eles compartilharão suas pesquisas e, além de alinhar a IA superinteligente, continuarão melhorando a segurança dos modelos atuais e mitigando outros riscos de IA. Por que isso importa? A OpenAI deixou claro que reconhece os riscos da IA e está tomando as iniciativas proativas necessárias.
4. Microsoft dá a largada na introdução do Co-pilot de IA no Windows 11
A Microsoft começou a lançar prévias iniciais de seu assistente pessoal alimentado por IA para o Windows 11 para insiders no Dev Channel. Para usar o Co-pilot, os usuários devem ter o Windows Build 23493 ou superior no Dev Channel e a versão 115.0.1901.150 ou superior do Microsoft Edge.
Ele permite que os usuários emitam comandos e tenham a IA modificando automaticamente as configurações ou realizando ações no sistema operacional. Embora não substitua o recurso de pesquisa, o Windows Co-pilot assume o lugar de Cortana como o assistente pessoal integrado do Windows.
A Microsoft está dominando completamente o espaço da IA. Primeiro, eles fizeram um grande retorno através do Bing (quem diria), e agora eles estão integrando a IA no sistema operacional.
5. Robôs humanoides avançados agora mostram suas habilidades artísticas
Pesquisadores da Engineered Arts equiparam Ameca (um robô humanoide avançado) com Stable Diffusion, dando-lhe 'o poder de imaginar desenhos'. Desenvolvido em 2021, Ameca é um robô humanoide avançado equipado com microfones, câmeras e software de reconhecimento facial.
A Engineered Arts atualizou o software de Ameca usando Stable Diffusion, um modelo de aprendizado profundo para gerar imagens com base em prompts de texto. Ameca desenhou habilmente um gato em sua tela e até assinou o desenho.
Para interações, Ameca utiliza tanto o GPT-3 quanto a telepresença humana, apresentando articulação motorizada em seus braços, dedos e pescoço. A empresa já havia mostrado a capacidade de Ameca de expressar emoções humanas e falar em vários idiomas.
Embora o desenho de Ameca não seja exatamente ao nível de Picasso, este desenvolvimento mostra que a IA e os robôs estão se tornando significativamente mais parecidos com humanos.
6. Google agora faz a lição de casa, coletando dados públicos para turbinar a IA
Durante os últimos dias, o Google atualizou sua política de privacidade para permitir a coleta de qualquer informação compartilhada publicamente online, que será usada para melhorar seus modelos de IA.
O Google pode usar qualquer informação que as pessoas postem publicamente, não apenas os dados fornecidos diretamente. Isso muda o foco anterior do Google de melhorar os modelos de "linguagem" para melhorar todos os seus modelos de "IA".
Analisar as postagens online das pessoas usando o sistema de IA levanta preocupações com a privacidade. Aqui vão algumas maneiras de proteger seus dados, use serviços alternativos que priorizam a privacidade do usuário:
DuckDuckGo para pesquisa
ProtonMail para e-mail
Vimeo para compartilhamento de vídeo
Brave para navegação na web)
Além disso, use o modo de navegação anônima ou privada e tenha cuidado com as informações que você posta publicamente
7. Midjourney apresenta o novo recurso "Panning" para ampliar seus horizontes
O gerador de imagens de IA, MJ, acaba de lançar seu novo recurso "Panning". Semelhante ao seu recurso "Zoom out" recentemente lançado, ele permite que você estenda suas imagens para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, clicando nas teclas de seta. Clicar em uma seta estende sua imagem na direção correspondente.
O comando "/settings" e a seleção do "Modo Remix" permitem que você mude seu prompt à medida que estende sua imagem. Você pode fazer pan várias vezes na mesma imagem.
Limitações atuais: não há suporte para variações em imagens panorâmicas, a resolução diminui ao dar zoom out, a incapacidade de fazer pan tanto horizontalmente quanto verticalmente e a possível repetição ao fazer pan.
É incrível como a equipe da Midjourney continua a enviar grandes atualizações com uma pequena equipe de 11 pessoas.
8. Adobe põe freios no uso de IA por seus funcionários
Assim como vimos em algumas outras empresas, a Adobe está limitando o uso de IA por seus funcionários, instruindo-os a não usarem suas "contas de e-mail pessoais ou cartões de crédito corporativos ao se inscreverem para ferramentas de IA, como o ChatGPT."
Não se enganem: não é que ela ache os resultados da plataforma ruins de usar no dia a dia dos funcionários. Na verdade é o oposto, o medo é que o pessoal goste tanto que suba dados sensíveis e confidenciais em uma concorrente…
9. IA entra em campo para combater as mudanças climáticas
Em um discurso de abertura em Berlim, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, destacou que a computação acelerada, a simulação aumentada por IA e os gêmeos digitais interativos podem ajudar os pesquisadores climáticos a alcançar seus objetivos.
A iniciativa Earth-2 da NVIDIA visa apoiar pesquisadores e formuladores de políticas climáticas.
Por que isso pode mudar o mundo? Há muita conversa sobre combater as mudanças climáticas, mas os resultados são difíceis de encontrar. A fusão da NVIDIA de IA e computação de alto desempenho está levando a pesquisa climática para o próximo nível.
10. IA vira detetive e começa a decifrar línguas antigas
Um novo relatório acadêmico de Oxford detalha como os cientistas de dados estão usando a IA para traduzir o Cuneiforme para o inglês, um dos primeiros sistemas de escrita na história humana registrada.
Os desenvolvedores de IA estão usando NLP para traduzir tábuas cuneiformes do acadiano para o inglês. A obra literária mais antiga que sobreviveu, a Epopeia de Gilgamesh, foi escrita na língua acadiana usando a escrita cuneiforme.
Os pesquisadores desenvolveram The Babylonian Engine, um site que demonstra sua tecnologia, começando com traduções da língua acadiana. O modelo de treinamento para a IA do Babylonian Engine, Akkademia, é de código aberto e pode ser visto no GitHub do projeto. Por que isso importa? Entender esses escritos usando IA fornecerá uma verdadeira imagem do passado. Quem sabe o que realmente descobriremos?
11. Startup misteriosa de IA tira da cartola um projetor de IA que você pode vestir
Uma startup de IA fundada por ex-designers da Apple chamada Humane revelou o 'Ai Pin', um mini projetor que se prende à roupa e tem como objetivo substituir os smartphones.
A Humane vem roubando talentos da Apple desde 2018 — mantendo seu produto em segredo. Projetado para prender em um bolso de peito e tem como objetivo usar a voz para fornecer resumos de e-mails, tradução de idiomas e convites de calendário.
Ela possui uma câmera e software de visão computacional que pode reconhecer objetos, como rótulos de nutrição de alimentos. Pode projetar uma interface interativa em superfícies próximas, como a mão do usuário ou uma mesa. Está colaborando com a Qualcomm para desenvolver o hardware interno.
Vale lembrar, vimos este dispositivo sendo demonstrado na conferência TED em abril, e todos estavam surtando. Será que vai realmente substituir os smartphones, porém? Veremos.
12. Twitter ergue barreiras de pagamento para frear robôs de IA
Elon Musk e o Twitter instituíram limitações de visualização, forçando usuários não pagantes a visualizar no máximo 1000 postagens por dia devido à coleta de dados por empresas de IA.
Startups como o ChatGPT têm coletado dados do Twitter sem permissão, deixando Elon descontente. Porém, além de combater isso esta semana, o bilionário teve que voltar suas atenções para o lançamento do Threads, o concorrente do seu arqui-rival Mark Zuckerberg, dono da Meta.
🤖🧠 Ferramentinhas para você testar
BrewNote: permite que você faça upload de gravações de entrevistas e faça o download de anotações com IA.
Consult an AI: compartilha orientações de personas especialistas.
Convertfiles.ai: converte suas imagens online gratuitamente.
CreateWebsite.io: torna rápido e simples criar um site impressionante.
EducUp Studio: permite que você crie cursos interativos usando IA em minutos.
Editby.ai: permite que você faça o download e edição de vídeos do YouTube.
Felo Translator: facilita a tradução de idiomas em tempo real.
FlutterFlow AI Gen: oferece assistência de IA para todas as etapas do processo de desenvolvimento de aplicativos.
gpt-prompt-engineer: permite que um agente de IA crie prompts otimizados.
Interview AI: ajuda você a se preparar para empregos com IA.
llama.cpp: fornece um webchat simples para servidores.
MindOS: cria agentes de IA autônomos para suas tarefas profissionais.
Myreader AI: dá poder à IA para ler livros para você.
QRCode AI: cria QR codes com IA de forma bonita.
Quoradata: simplifica a pesquisa de investimentos com alguns cliques do mouse.
Signum AI: identifica intenções de compra e ajuda você a vender mais para evitar a perda de clientes.
Submagic: gera legendas para seus vídeos com IA.
Tweet Hunter: ajuda você a construir seu público no Twitter usando ferramentas de IA*.
VEED: gera vídeos de IA de nível profissional usando texto.
Verble: permite que você escreva discursos persuasivos com a ajuda de IA.
VirtualCoffee AI by Trivia: inicia conversas no Slack usando IA.
Ween AI: transforma dados qualitativos em insights.
Whimsical AI: traduz ideias em fluxogramas bonitos em segundos.
Wondercraft AI: ajuda você a criar podcasts sem esforço em tempo recorde.
YouTube transcripts by Editby.ai: permite que você faça o download e edição de vídeos do YouTube.
YC Mentor: permite que você converse com um mentor com conhecimento da YCombinator.
À medida que avançamos, é empolgante ver como a IA está se tornando uma parte integrante do nosso cotidiano. Espero você na semana que vem!